segunda-feira, junho 06, 2005

Um Post Contra A Injustiça!!!

Após umas semanas de greve, mas principalmente apatia cerebral, retomei forças pra postar. Estou sendo impulsionada pela INJUSTIÇA!!!!! Na verdade, por uma injustiça que ocorreu comigo!! Pelo menos, foi assim que eu me senti: injustiçada!!!
Foi no final da semana passada, mas eu ainda não consegui digerir... Talvez isso seja reflexo de como eu ando me sentindo ultimamente. E talvez a opinião de vcs sobre essa história possa me ajudar a entender, ou pelo menos, parar de sofrer com isso!!!
Vamos aos fatos...

Acredito que estou fazendo um bom trabalho lá no COC!!! Por quê???
Por alguns motivos:
- Quando a gente faz o que gosta, a probabilidade de realizar um bom trabalho é grande.
*** Eu estou adorando!!! ***
- Meu trabalho era, inicialmente, atender as dúvidas dos alunos na sala de estudos.
Mas o que ocorre na maioria das vezes é que eles deixam pra estudar na última hora (e isso não vai mudar qdo eles entrarem em uma faculdade... rs)!!
Então eu pego os 20 ou 30 alunos que vêm estudar e levo pra uma sala. Faço uma revisão da matéria toda e depois resolvemos exercícios.
Aparentemente, isso tem ajudado!! Os alunos têm voltado e em maior número! Além disso, alguns já vieram me dizer que as notas melhoraram do primeiro para o segundo bimestre.
*** Claro que eu não acho que o mérito é só meu!!! Para essa melhora, eles com certeza estão estudando mais. Muitos vêm me agradecer pela ajuda, portanto acho que estou ajudando de alguma forma!! ***
- Faz um tempo, que meu trabalho foi um pouco modificado. Além do plantão de dúvidas, agora eu tenho 6 turmas recuperação. Pra elas eu tenho que preparar aulas de aprofundamento sobre o conteúdo atual. Ou seja, a idéia é prepara-los pras provas.
*** Por causa de alguns alunos que têm mostrado muito interesse, me animei muito com esse aumento de trabalho ( e claro, sem aumento de salário)!!! Novamente, porque eu realmente gosto muito do que eu estou fazendo; do contato com os alunos e de saber que eu posso ajudar e até influenciar positivamente a formação deles!!! Além disso, também é um ganho de experiência enorme; tenho mais turmas no noturno, que são um tanto mais difíceis de lidar!! ***
- Os 4 professores com os quais eu tenho mais contato têm me elogiado bastante: pelas minhas revisões, que economizam aulas deles (eles não precisam dar revisão) e pelos exercícios extras.
*** Uma das professoras é mesmo bastante interessada. Sempre me pergunta como as coisas vão. E sempre diz: "Vc está fazendo um bom trabalho! Continue assim, que vc vai ser reconhecida!!" ***
*** É claro que eu não sou uma santa, que só quer o bem dos alunos!!! Eu gosto muito deles, me apego, como é da minha natureza (vcs bem sabem)!!! Quero ajudá-los, mas com certeza também quero fazer um bom serviço, pra ser contratada no fim do ano!!! ***

Isso foi só pra vcs entenderem a conjuntura!!!
Agora a semana fatídica... (na verdade, ela começa antes do feriado)

Segunda antes do feriado - Fiquei até às 3 da manhã, pra terminar uma lista de exercícios pro pessoal do 3o. ano da noite poder estudar pra prova.
Terça antes do feriado - Minha mãe imprimiu e xerocou 60 listas, com 8 páginas cada uma e trouxe pra mim de Sampa. Imaginem o peso que ela carregou e quanto isso custou (sem reembolso)!!!
Quarta antes do feriado - Distribui as listas.
Feriado - Entre outras coisas, preparei o gabarito da lista.
Segunda - Não tive aula na Unicamp. Tive que correr atrás do conserto do meu PC, que resolveu não ligar mais, quando eu ia imprimir o gabarito. Resolvi só no fim do dia, o que me impediu de enviar o arquivo pra minha mãe imprimir.
Terça - Salvei o arquivo em um CD e levei num lugar em Vinhedo que imprime e copia. De novo, as minhas custas!
Passei das 13 hs até as 18 hs dando revisão, sem parar mesmo!! Porque levei para a sala alunos dos 3 anos!! Quando terminei, estava indo embora. Foi quando uns alunos da noite me pediram pra dar revisão pra eles tb! Eles trabalham e só conseguiram chegar às 18 hs (= fim do meu horário). Perguntei à diretora se eu podia fazer essa hora-extra e ela autorizou. Mas é claro que isso não vai ser pago... rs!! Mas eu não podia me negar a alunos com vontade!!!
Avisei os alunos que iria dar a revisão e fui tomar água, antes de começar.
Quando cheguei na sala de estudos, encontrei uns 35 alunos, sentados, quietos, me esperando!
FOI MUITO LOKO!!!! Ficamos lá até umas 22:15 hs. Vcs não podem imaginar o que é ter a atenção de todos assim, só pra vc!!! Eles me escutaram, anotaram, fizeram exercícios, perguntaram.... Foi muito bom!! Cansativo, mas gratificante!!
Quarta - Dia das provas!! Foi mais uma tarde de revisão!! Estava quase ligada no automático, de tantas vezes que eu já tinha resolvido os exercícios!!
Durante a semana de provas, a recuperação é opcional para os alunos do diurno!!
Fui até a secretaria perguntar se tb era opcional pro noturno.
"Sim, também é opcional para os alunos da noite!!"
Foi esta a resposta que eu recebi.
16:30 hs - Esperei os alunos do 1o. ano diurno para a recuperação. Ninguém apareceu.
18 hs - Esperei pelos alunos do 2o. ano noturno. Um aluno veio me procurar:
" Professora, eu estou com mais dois alunos aqui pra recuperação. Mas disseram que é opcional. Se a gente for embora vc vai nos dar falta?"
*** Por acaso parece que eles estavam com muita vontade de ter aula?? ***
Respondi confirmando: se vcs forem embora, não posso dar falta, mas se vcs quiserem ficar, podemos ter aula.
" Ah... se vc não for dar falta, a agente vai embora!!!"
" Eu não posso dar falta!!!"
" Então tah!!! Falow prof!!! Tchau!!!"
Não dei aula! E de noite fiquei tomando conta de prova! Tranquilo!!
Quinta - Trabalhei em Vinhedo. Dei minhas aulas de recuperação e também estudei um pouco.

SEXTA - Com as coisas mais calmas pelo fim das provas, pude voltar a correr atrás de um outro problema: minha turma de recuperação do 1o. ano noturno estava sem horário.
Essa já tinha sido a 3a semana!!! É uma turma pequena, que eu dei uma aula muita tranquila e proveitosa!!!
Com as inúmeras alterações de horário, eles acabaram ficando sem. Acho que a funcionária responsável por isso não percebeu!! Eu vi e fui avisar, mas ela já tinha ido embora e saido de férias (2 semanas)!
Bom, ela estava devolta e eu fui tentar resolver o problema. Ela me pediu pra falar direto com a diretora. Fui. Encontrei com ela no corredor e ela me pediu pra passar na sala dela em alguns minutos. Fui.
Comecei a abordar o assunto e fui interrompida!!!! Ela me perguntou o que tinha acontecido na quarta... PORQUE ALGUNS PAIS LIGARAM DIZENDO QUE A PROFESSORA DE QUÍMICA NÃO QUIS DAR AULA!!!!
Chocada e inconformada, tentei explicar o que tinha acontecido. Ela mal me deu atenção, pq estava arrumando suas coisas pra ir embora (estava atrasada pro dentista)!! Acabou desconversando e ficou por isso mesmo!!!!!
Fiquei quase que falando sozinha, não resolvi o que eu queria e ainda arrumei mais uma problema!!!
Fui pra sala dos professores e desabafei com uma prof amiga!!!
Quando o diretor do noturno chegou, fui falar com ele sobre a falta de aulas da minha turma.
Novamente a mesma pergunta sobre a minha recusa de dar aula. Pelo menos ele me escutou, entendeu a situação (desorganização da coordenação) e disse pra eu não me preocupar!!! Até me elogiou... disse que eu sempre sou prestativa!!
Resolvemos a situação das aulas, aumentando uma hora na minha semana. Agora tenho q estar no colégio todas as segundas, às 18 hs. O q me impede de manter meu horário das aulas de alemão e me faz passar mais correndo ainda pela Unicamp. Mas tudo bem... Eu me viro com isso!!

Bom, é isso... meu desabafo!!! Continuo magoada!! E tudo vai ficar por isso mesmo!!!

Comments:
Faço minhas as palavras da Flá!
E acho que vc sabe bem como eh aluno... querendo ou não ainda somos. A culpa e o desinteresse nunca eh deles, eh sempre do prof, monitor, etc...
Vc tem que aprender a não se deixar afetar por isso e nem esperar demais deles!
Beijinhos
 
Parabéns pelo seu trabalho Clau, eu tenho certeza que vc esta no caminho certo e, consequentemente, será reconhecida na posteridade,que eu acho que esta bem próxima por sinal. Mas infortúnios acontecem e só te resta ter jogo de cintura pra dar a volta por cima. Um beijão!
 
Oi Clau!! Sabe, ser professora sempre foi e serah uma profissao ingrata.. Porque alunos nunca reconhecem esforco, dedicacao, atencao... Nas horas de necessidade, sempre procuram o professor amigo, mas passado o sufoco, o professor volta a ser soh uma pessoa distante... Quantas vezes a gente nao se surpreende de encontrar um professor sei lah, num bar, soh por nao parar pra pensar que eles tambem sao seres humanos como a gente, sabe?? Eh dificil, mas lembre-se de que muitas vezes o trabalho eh recompensado.. Fora isso, eu diria que a maior recompensa de um professor eh a satisfacao pessoal, sabe.. eh vc saber que esta ajudando a cuidar do futuro do mundo....
como vc tah? faz tempo que nao dah noticias (fora isso...)
Beijo
 
a abreviação de horas é apenas h (minúsculo) e não hs!!!!! pompem-me de ler isso!!!!
 
pq q n eh hs???? ai, que injustica!!! EU particularmente acho que hs expressa muito melhor o que estamos querendo dizer quando nos referimos a mais de uma hora do que h!!! alias, acho a gramatica toda muito injusta, irreal, e nao representativa do conjunto chamado cultura brasileira!! Alias, qualquer forma de expressao do ser humano deveria ser respeitada, independente de caligrafia, gramatica, ou qualquer uma dessas bobagens, motivos pelos quais a maioria de nos optou por quimica na faculdade e nao LETRAS (alias, me apontem uma pessoa que faz letras e nao seja um l LOOOOOSSSEEEERRRR!!!!) :D
huahauhauhauhahuahuahuahuahauhuahauhauh
 
Estou cansada de homens sem culhões e mulheres sem peito!!
Desconsidero posts de anonimos... ainda mais oa que acham que sabem português!!!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?